NOSSO BLOG

Arduíno

Os anos 2020 e a facilidade para fazer o que antigamente era complicado.

Durante os anos 80 e 90, se você quisesse desenvolver algum produto novo baseado em uma solução de software somado ao hardware, você precisaria dos seguintes itens: Um computador de 8 bit, uma fonte grande, um gravador de fita ou uma unidade de disquetes para armazenamento, uma TV de tubo ou um monitor de tubo, um cabo ou cartucho compatível com o BUS daquele computador de 8 bit, uma placa “protoboard”, muitos componentes, muitos livros, muito fio, muito espaço e muita, muita, muita, muita, muita, muita paciência. Projetos simples custavam milhares de reais ou até, milhares de dólares. 

Ficou óbvio que algo deveria ser feito sobre isso, logo, alguém pegou uma régua e medidas foram tomadas. Em 2005, um grupo de estudantes formado por Massimo Banzi, David Cuartielles, Tom Igoe, Gianluca Martino e David Mellis, se reuniu em um bar chamado “Arduin di Ivrea” e após algumas cervejas, criaram algo que se tornaria a principal base de desenvolvimento tecnológico do planeta inteiro, o ARDUÍNO (Nome dado em homenagem ao bar onde tudo começou). O que antes era caro, pesado, complicado e muito desajeitado, agora cabe na palma da mão e tem a potência certa para todos os projetos que não necessitem de um grande sistema operacional ou que possuam muito poder de processamento. Possui os hardwares necessários e nada mais. O Arduíno se espalhou pelo mundo mais rapidamente do que fogo em campo de palha e se tornou a principal plataforma de desenvolvimento de projetos em escolas, universidades e empresas. Uma prova da beleza que se encontra contida em uma ideia, quando esta é voltada para a criação.

Como vimos, o Arduíno é excelente e atende a quase todas as necessidades de desenvolvimento. Porém, a tecnologia avança e com isso, o Arduíno, embora sendo muito eficiente naquilo que faz, não é suficiente para atender a demandas mais complexas, que envolvam bancos de dados, acesso completo a internet ou mesmo, lidar com sistemas operacionais, telas e linguagens de programação de alto nível. Para estes casos foi criado o Raspberry Pi, este sim, um computador completo e poderoso, e do tamanho de um Arduíno!

Falaremos sobre o Raspberry Pi no futuro.

Esta gostando do conteúdo? compartilhe!

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on telegram